Nossas certezas do futuro são construídas a partir das experiências no passado.
Um menino gostava muito de ir ao circo, o que ele mais gostava de ver eram os animais, em especial o elefante, pois, durante o espetáculo, o enorme animal fazia demonstrações de peso, tamanho e força incomuns.
Mas certo dia, o menino quis esclarecer uma dúvida que o incomodava e foi perguntar para sua mãe:
-- Mamãe, analisando o elefante do circo alguns segundos antes e depois de entrar em cena, vi que ele permanecia preso, quieto, contido somente por uma corrente que prendia uma de suas patas a uma pequena estaca de madeira cravada na terra. Por mais grossa que a corrente fosse, é óbvio que um animal que é capaz de derrubar até mesmo uma árvore com sua força poderia arrancar a estaca facilmente e se soltar. Por que então ele permanece preso, sabendo que tem essa força imensurável?
Sua mãe refletiu por alguns instantes e pediu que o menino aguardasse. Ela então foi até o circo e ficou observando o animal. Percebeu que o que seu filho havia dito era verdade e pensou que talvez o animal continuasse preso porque era adestrado. Porém, ela pensou: "Se ele é adestrado, por que o prendem então?" Percebeu que aquela não era a resposta correta e continuou em busca da solução.
Passado um certo tempo, viu que próximo ao elefante havia um filhote que também estava preso a um estaca. Então, ela chegou a uma conclusão e chamou o filho para conversar:
-- Meu filho, lembra-se daquela questão sobre o elefante? Pois é, descobri a resposta. Ele não escapa porque tem permanecido preso à estaca desde muito, muito pequeno.
O menino fechou então os olhos e imaginou o filhote de elefante preso à estaca. Naquele momento, pensou que o elefantinho tentava puxar a corrente para se soltar, mas não conseguia por ser muito pequeno e ainda não ter força suficiente.
A mãe continuou:
-- O animal convenceu-se de sua impotência e conformou-se com o destino. Portanto, aquele animal enorme e forte não escapa porque acredita que não pode. Não consegue fazer isso pelo fato de já ter se limitado desde pequeno. Jamais tentou colocar sua força à prova mesmo quando adulto para se libertar dos sofrimentos que a vida o prendia. Sabe, meu filho, existem muitas pessoas também assim por aí. Elas demonstram enorme força sobre as outras, atuam da melhor forma no palco da vida mas não conseguem escapar dos próprios sofrimentos por terem se limitado, achando que não são capazes de serem felizes. Mas todas as pessoas, incluindo você, possuem um potencial ilimitado capaz de transformar qualquer situação. Em diversos momentos, enfrentamos problemas perante os quais nos sentimos limitados, e achamos que não somos capazes de superá-los. Isso faz com que continuemos presos a esse sofrimento e não visualizemos mais soluções para ele. Isso pode ser considerado como a pequena estaca. Portanto, meu filho, sempre que as dificuldades surgirem, lembre-se que você possui uma ilimitada força e pode vencê-las. Não se conforme em ficar preso à estaca, ou aos sofrimentos, pelo resto da vida. Você deve decidir quando e como se libertar para percorrer uma estrada dourada na vida.