quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dor e delicia de ser..

Hoje o dia está sendo menos cansativo.
Será que estou me acostumando ou foram as 3 pilulas de pó de guaraná que eu tomei no café da manhã ?
Estágio da manhã - Projeto com crianças: quando estava ganhando a confiança de uma criança (aquela que é mandante da parada), rolou um lance chato e estragou a brincadeira ! Ah, é tão complicado saber que o trabalho que eu faço não é e nem será reproduzido na vida real. É sair do projeto, volta tudo a ser como é. Como tem que ser. Violencia. Falta de afeto. To, mas do que nunca, descobrindo que não posso modificar o mundo... Triste essa descoberta, mesmo tendo escrito em posts anteriores que poderia..
Estágio da tarde: servidores em greve. Aproveitei para colocar minha leitura em dia. Conversar com o outro estagiario. Programei o mês de junho todinho logo. E foi bom pensar que as férias já estão chegando. Mas deu aquele frio na barriga do penultimo semestre: semestre de decisão de monografia, e eu ainda nem imagino sobre o que eu quero escrever.
Ai deu vontade de escrever aqui.
To vivendo longe da minha vida virtual..
To aprendendo que a vida não pode ser economizada para amanhã. Tem que ser hoje!
Porque ".. a coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais..." (Vinícius de Moraes)


Vibe positiva pra nós !!!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ela precisa de paciencia

Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não pára...


Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara...


Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...


O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós 

Um pouco mais de paciência...

Será que é tempo
Que lhe falta prá perceber?
Será que temos esse tempo
Prá perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...

A vida não pára...
(Paciencia - Lenine) 
E quanto mais a vida exige dela, menos parece que quer dar.
Enquanto a vida parece consumir, ela vai levando tudo devagar, fingindo ter paciencia ..
Mudar?
Enquanto ela pensa nisso tudo, a vida não pára.
E do mesmo jeito que a vida não pára, ela quer que as coisas aconteçam na mesma velocidade. 
Ela finge ter paciencia.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Ajudar pra que ?!

Assisti uma matéria muitooo muito boa.. A matéria é de aniversario do Caldeirão do Huck (oo meu Deus.. To ficando velha hauhauhauha) de 10 anos, de um rapaz que foi primeirona matéria do Caldeirão. Propagandas a parte, a matéria é linda, e tá lá no site da globo.com
Escorreu algumas lágrimas.E me deu vontade de ser como o Luciano Huck (e pela conta bancária dele também  sim senhor huahuhuhuah) 
Mas porque, caro leitor ? Pelo simples fato de cativar as pessoas ! Sim. Metade é porque ele é famoso, metade é porque ele é bom !Sim. O cara é bom !! Não é sensacionalismo barato as custas do sofrimento alheio.
É ajuda para um povo...
É sorriso para aquele que ultimamente é só lagrimas.. 
É certezas para quem é só duvidas!

E como é difícil hoje existir pessoas  no mundo assim !
No meu novo estágio, que fica a alguns milhares de km da minha casa (e que eu já fiquei de cama pela revolta) as crianças precisaram ser retiradas de casa, porque senão eram capazes de morrer ! Sabemos que em cada esquina existe um traficante disposto a dizer que ama. 
E ainda, nesse projeto, onde estamos levando uma proposta psicologica para ajudar essas crianças, ainda tem monitor que acha ruim nosso trabalho e faz de tudo para estragar ! 
Eu quero fazer o meu trabalho bem.. E perceber que colaborei um pouco que seja na formação de ser humanos... De pessoas que podem se tornar boas ! Não de saber que colaborei para mais bandidinhos ! 
Ah, é triste saber que o impedimento da psicologia nessa formação, vai continuar reprimindo ainda mais, e transformando em adultos frustrados ! 
Até brinco que adultos frustrados é lucro pra mim. Mas é triste perceber que ainda existe tantas pessoas que precisam apenas de um abraço. que precisam apenas de um 'eu te entendo', de um olhar sem criticas, de uma amizade de infancia, de respostas, mesmo que superficiais para a vida. 
Por isso que me tornei psicologa! Pra participar dessa processo de reconstrução do sujeito. Reconstrução daquele que já não tem mais nenhuma esperança. Que nao teve ninguem pra perceber que a unica coisa que ele precisava era de um pouco de atenção. 
Ah, porque eu queria ser como o Luciano Huck? Porque seria mais fácil de chegar nesse que precisa... 
Não custa nada ajudar !
Eu to fazendo a minha parte! 
E você ?


" Só quem já se modificou pode modificar os outros. " (Soren Kierkegaard)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Enquanto isso, na hora do almoço...

Na hora do almoço, a praça de alimentação estava lotada! Fiquei em pé umas 300 horas para conseguir uma mesa pra almoçar. 
Mesa conseguida, pedido de almoço feito (A saladinha da dieta ), fome, muita fome ! huahuahhuaha
Lá pelas tantas, no meio do meu almoço solitário, em meio a confusão da praça de alimentação, um rapaz pede para sentar na mesma mesa que eu ! Claro que poderia sentar. 
Mas que ideia a minha !! 
Conversamos e meu almoço não foi solitário. Ele também não gostava de almoçar sozinho. Pra mim, tanto faz ! 
Mas como as coisas sao engraçadas: eu fiquei um tempão esperando um lugar pra almoçar, porque não tive a iniciativa de dividir a mesa com alguem ! E ainda, como sou egoista: quis esse almoço solitário, mesmo rodeada de pessoas ! 
E acabei, nem sabendo o nome do cara. Só sei que ele era simpatico e que conversamos nesse tempinho ! 
Esse mundão me assusta! 
Não há interação! Só há quando eu conheço. 
Eu estava me sentido sozinha pelo simples fato de nenhum amigo meu estar comigo. Mas estava cercada de grandes possibilidades de novas amizades. 
Quantas pessoas se assustam com os nossos 'bom dias', 'boa tarde', 'boa noite', com licença, obrigado... 
Quanto nos assustamos quando alguém é educado, e simpático. 
Como era fácil quando eramos crianças e tudo não passava de uma simples compania na hora do recreio. Nada de intenções malvadas.. Apenas a sua conversa sem proposito nenhum, apenas estar ao lado e não se sentir sozinho nesse mundão... 
Foi assim que eu me senti hoje: no momento em que eu esperava qualquer um dos meus amigos pra um convite pro almoço, uma pessoa aleatória me mostrou que existem outras possibilidades ! 
To me sentindo sozinha ?! Não mais ! huahuahuahuaha

"A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades " Abraham Lincoln

Galeraa.. semanaa tensaa demais ! 2 estágios, faculdade, igreja, familia, amigos, livros, estudos, blog, twitter, e eu sou apenas 1 !!!!!! huahuahuahuahau
Vamo que vamo !! Vai dar certoo !!!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Hoje livre sou...

Engraçado como essa vida nos dá cada lição. 
Ontem, fiz uma dinamica no grupo onde as pessoas se reportavam umas as outras de acordo com rotulos pré determinados, que estavam colados na testa de cada um A brincadeira foi descontraida e aqueles que receberam rotulos que lhe faziam mal, ficaram extremamente incomodados, já aqueles que receberam rotulos que lhes engradeciam, ficaram completamente satisfeitos com a bajulaçao e atençao. 
Como somos rotulados nessa vida! Qualquer atitude, ou até mesmo em momentos em que acabamos de conhecer ou ser conhecidos. Quem não já ouviu aquela: 'caraca, quando eu te vi pela primeira vez, te achei tão séria..(ou) tao chata'. Se ajo de deteminada maneira, sou taxada rapidamente de algo.
Como rotulamos as pessoas. Sem conhecer, sem entender a história de vida dela, sem saber de nada. Pela roupa, pela cabelo, pelo esmalte da unha.. Se está arrumada demais: é patricinha. Se tá desarrumado demais: é bandido! 
E ai que fomos pra aventura da noite, num show de uma banda católica (Adoraçao e vida) numa cidade satelite que tem 'fama' de ser violenta. Galera apreensiva, uma outra ficou pq era nessa lugar. No final, foi o show mais tranquilo e lindo que eu já fui nos ultimos tempos. A banda conseguiu silenciar a galera.. E foi tão tranquilão! 
Rotulamos as coisas, as pessoas, e acabamos tambem internalizando os rotulos que nos é dado. 
Sem essa de rótulos. Vamos aprender a conhecer, e apenas chamar pelo nome. E quando rotulados, saber que o lance é não aceitar. Voce se conhece muito bem.. E sabe que não é! Tão mais simples. Tanto pra mim, quanto pra você!!

Tenho sede da tua graça, cada dia mais
Sou mais forte e vou mais longe quando aqui estás
Com palavras de amor te adoro, Senhor
Hoje livre sou