quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O que você vai ser quando você crescer...

Hoje fiz um atendimento um tanto fora do comum...
O adolescente envolvido com roubo e lá lá ! Lá fui eu orienta-lo quanto a medida e leva-lo a reflexão do ato! (yees, this is my job). O menino era meio caladão, usuário de drogas, primeira passagem pela polícia, olhar desconfiado, porém concentrado. Eu tentei puxar muita coisa, mas ele era muito direto nas respostas. 
Lá pelas tantas do atendimento, o pai começou a falar sobre o comportamento do filho, e me relatar como ele tinha sido rebelde na adolescencia.
'-ah doutora, eu já fiz tudo de errado nessa minha vida.. usei muita maconha, brigava demais. qualquer coisinha, era porrada na certa.. mas eu nunca roubei'.
Usuario de drogas também, relatou que nunca fez mal a ninguem para sustentar o vicio, e que agora dividia com o filho a droga. Se sentia orgulhoso de passar para o filho isso.
Sem nenhum grau de instrução, com o linguajar carregado de girias e palavrões.
Referencial de pai? Referencial de autoridade ? Cade? Será que esse menino tem alguma?
O pior de tudo é que sim. Pela conversa, pude perceber a relação amistosa e respeitosa entre eles. (sim, quando o pai e o filho sentam para o atendimento, já percebo qual a relação entre eles.)
O filho que entendia o pai, e o pai que apoiava e puxava orelha do filho. O pai que brigou com o filho quando ele cometeu o ato, o filho que entendeu o que o pai quis dizer. O filho que respeita e entende que o que ele fez é errado. Que o que ele continua fazendo ainda é errado, e os dois tem plena consciencia disso.
-' mas, num to fazendo nada de ruim com ninguém, né dôtora? To no meu cantinho, e não acho que isso seja tão errado assim.."

A estrutura familiar influencia muito nas decisoes que tomamos ao longo das nossas vidas.
O pai, como diz Lacan, é quem coloca as regras na vida da criança..
Esse pai tinha autoridade sobre o adolescente.
E ai voce deve tá se perguntando: o que eu fiz ?!
Orientei sobre a medida, fiz a escuta silenciosa e paciente, falei do uso excessivo de drogas, o que poderia causar, o que já estava causando, tentei puxar algumas reflexões, e eles sairam com algumas questões na cabeça.
O menino disse que se arrependia do que tinha feito.
A realidade é essa. Pais que orientam seus filhos, que usam drogas com eles, que incentivam no uso do alcool, que querem ser mais filhos do que pais...
Que estrutura de familia temos hoje em dia ?
Adorei atender esse caso hoje. Pela complexidade de coisas que ele me trouxe.
Nunca mais vou ve-los. Infelismente.. é o onus do meu trabalho. e só !

 
"Você culpa seus pais por tudo. Isso é um absurdo!!!
São crianças como você..."
Legião Urbana

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Deixa de lado esse baixo astral.. ♫♪

Pra que se lamentar?
Se em sua vida pode encontrar, Quem te ame,
Com toda força e ardor assim... Sucumbirá a dor.

Tem que lutar! Tem que lutar, não se abater.
Só se entregar a quem te merecer.
Não estou dando, nem vendendo,
Como o ditado diz: o meu conselho é pra te ver feliz.

Prometo nada mais de post's melodramaticos, sentimentos estraçalhados, me vitimando nessa vida... 
De sofrimento por sofrimento, cada um já sabe ' a dor e a delicia de ser quem é..' E de tragédias, basta assistir jornais que sabemos de um montao de gente que passa pela agonia. 
O fato é que viver é um mistério, que só sabemos no que vai dar, se tivermos a coragem de dar o primeiro passo. Se continuar achando que poderia ser fácil, poderia acontecer. Nada acontece. Talvez aquele segredo que contaram a um tempo atras faça sentido: eu quero, vou fazer por onde acontecer.

Deixe de lado esse baixo astral,
Erga a cabeça, enfrente o mal.
Que agindo assim será vital para o seu coração..
.

Ganhamos, ou perdemos e ninguem precisa saber.. Não interessa a ninguem a não ser a nós mesmos. Por isso, sorriso no rosto, firmeza nas decisões, e um passo de cada vez. As coisas vão começar a acontecer. O ano agora vai começar pra valer. (afinal, o carnaval passou. hauahuahau) 
Vibe positiva ! 


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

um ano é muita coisa

Um ano depois de tudo, e muita coisa mudou sim !
Temos aquela velha ilusão de que as coisas não mudam, estão da mesma maneira, nada acontece..
Siim.. Nada aconteceu no carnaval. Mas também, o que eu queria que acontecesse, se meu telefone não tocou nenhuma vez, se eu sai de casa apenas pra dar umas voltinhas..
No carnaval, o acidente com meu pé fez um ano! E se eu for analisar tudo que aconteceu, me orgulho de alguns avanços, me envergonho da quantidade deles. Poderiam ter sido bem mais !!
Não dá pra ir devagar.. Tenho pressa em viver, mesmo estando sentada no sofá da minha casa e com muita preguiça de me aventurar...
Nem sempre temos as coisas que queremos, somos corrompidos por pouco (e diria eu, fácil, fácil) e ainda esquecemos daqueles que nos ajudaram quando as coisas eram dificeis.
Reclamei demais, mas percebi que existem pessoas que já se cansaram das minhas lamentações. E daqui a pouco vai me mandar ir a merda ! huahuahuahuahau
Simples, complexo.. Não sei o que realmente minha cabeça quer hoje. Meu corpo quer deitar apenas. Minha cabeça quer ir mais longe!!!
"Às vezes a coisa mais difícil e a coisa certa são as mesmas" (The Fray)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

"Amanhã será tomorrow"

 Há momentos na vida da gente, que a gente se pergunta por que é que as coisas são assim. São nesses momentos, que paramos para refletir sobre o real sentido das coisas... descobrindo assim as certezas e as INcertezas da vida que a gente vem carregando desde de sempre. O interessante disso tudo, é que não é apenas questão de rever os principios, mas é questão de rever a sí mesmo, em quem você se tornou em como você interage com as pessoas, se perguntar por que as coisas são assim não adianta em nada se você não demonstra pra você mesmo o seu brilho, a sua força, a sua garra, o seu carisma, o seu alto astral, o seu vigor, sua juventude. Não basta apenas mostrar pra você mesmo, você deve agarrar isso com tudo, e provar pra todo mundo do que você é capaz e COMO você se dispoe a encarar seu medos e seus tropeços de cabeça erguida, de peito aberto, sem medo, sem preceitos, sem esquecer de quem você realmente é de que como você realmente gostaria de ser. É com esse pensamento que você abre as portas de você mesmo para que o seu verdadeiro EU mostre a todos quem está por dentro e abrindo essa porta, também, é que você consegue trazer pra dentro, interagir com o exterior, absorver as coisas. Nessas horas, temos que ficar atentos e criar um filtro para drenar tudo de ruim e absorvermos somente o bom, o agradavel, o doce. Se você consegue acordar todos os dias, com o brilho nos olhos, disposto a enfrentar seus medos, e dar um tapa nos inimigos, você consegue obter de você mesmo e dos outros tudo aquilo que você sonha, tudo aquilo que você quer. É a capacidade de nos apaixonarmos todos os dias é que nos faz criar asas e alçar vôo rumo a lugares mais distantes, mais bonitos. O fogo inocente dos olhos de uma criança, o brilho curioso, é o que devemos ter para conseguirmos sonhar, viver, sorrir e crescer.
E para finalizar, uma citação, essa é para todos vocês então decore:
"Amanhã será tomorrow" - Falcão

Pedro Bial 

Pq tem horas que a gente não consegue mais se expressar.. 
Ai vem textos que dizem por nós !

"Deus sabe, Deus sente, me entende, me compreende, Deus me vê, Ele cuida de mim e me ama assim"

domingo, 7 de fevereiro de 2010

????

Fui visitar uns amigos que foram vitimas de um sequestro relampago nesse final de semana!
A história foi bizarra! O aprendiz de bandido, arma na cabeça, troca da vida por R$300 (éé, o mongol pediu isso de dinheiro), a pressão psicologica, a arma descarregada.
Mas ainda bem que meus amigos estão bem ! O susto passou, eles riem da história, mas fica o alerta !
Só de pensar que podia ter acontecido algo muito pior com eles.. Putz !
Me fez pensar sobre o meu estágio! Lido com adolescentes em conflito com a lei, que estavam armados, que não ligam nenhum pouco pra leis e tudo! Alguns tem certeza que não adianta nada passar por tudo ! Se tiver na mesma situação, farão novamente, sem um pingo de culpa!
Já estava a algum tempo achando meu trabalho inutil: faço o adolescente refletir sobre o fato, explico o que vai acontecer com ele, tento alertar sobre o que rolou, escuto pais e meninos que cometeram o ato a tempos atras e agora que estão começando a cumprir  a medida!
Que provavelmente amanhã serão adultos que continuaram a cometer crimes.. E que pode ser que aconteça alguma coisa, pode ser que não. Que matam, que roubam, que fazem essa pressão psicologica, que fazem mal !
Desacredito que a medida possa ser eficaz para o adolescente !
E como eu posso continuar fazendo meu trabalho, se eu duvido da eficácia das medidas?



Nunca é tão fácil perder-se como quando se julga conhecer o caminho."(Provérbio chinês)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

"Eu quero o teu amor.."

Do Meu Querer
Catedral
Composição: Kim / Cezar / Júlio

Até quando agente vai viver a ilusão?
Até quando o nosso amor vai morar numa canção?
O meu coração pequeno já parou de esperar
Quando é que agente vai parar de se machucar?
 
Quando é que você vai começar a me enxergar
Até onde o meu amor vai poder te alimentar
Você é a minha ausência a razão do meu querer
Você é tudo que sinto e não sei explicar
Eu quero o teu amor sem direção
Sem regras e rancor sem condição
Eu quero flutuar sobre você
eu quero teu amor
Vem pra mim
 
Ah e quantos sonhos sem realizar
Quantos desejos presos no olhar
Quantas vezes te chamei na mais fria solidão
Quantas promessas ditas sem pensar
Quantos momentos perdidos no ar
Quantas vezes eu pensei não ouvir meu coração

é tãããoooo complicado esse lance de amor !
Pra quÊ toda essa complicação, se é tudo tão simples (uaaauu, kkkkkk)
Se ele tá do lado, porque não aparece logo ???!
'quando é que você vai me enxergar?'

#prontofalei

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Post entre amigos #3 - A partida...

O Igor jogou a bola pra mim.. Algo complexo demais !!
Mas o interessante disso tudo é que podemos mostrar nossos pontos de vistas.
"o que esperar então do momento em que nossa vida se finda e o sentido humanizado de vida se perde na dor da partida?"
O que acontece conosco, acredito eu, vai depender da vida que levamos.
Como disse um amigo meu esse final de semana: existe um lado bom e um lado ruim dentro de cada um de nós. Vai ganhar aquele que você alimentar mais!! E ai sim, o destino para você será assim..
São consequencias da maneira como vivemos hoje, dirá o que seremos amanhã.
Se comemos exageradamente, amanhã seremos gordos..
Se alimentamos o nosso ego, amanhã seremos solitários.. !
Não estou dizendo para adotarmos uma vida totalmente 'beata' de ser, mas alimentar o lado bom que existe em nós.. Talvez, o mundo hoje não estaria tão assim.. Cheio de maldade e destruição. !
O final de semana fez perceber ainda mais forte, a dor da partida de pessoas especiais... Mas logo, o sentimento de amor e os laços afetivos que criamos uma vida inteira, fez sentir saudade... E a saudade de lembrar dos momentos MARAVILHOSOS que vivemos juntos...
Por isso que eu creio que nossa vida não pode passar em vão.. Quando formos, alguem sempre vai ficar e lembrar com carinho.

Como disse Santo Agostinho: "O fio não foi cortado, porque senão estaria fora dos seus pensamentos. Agora estou apenas fora da sua vista.. Eu não estou longe, apenas do outro lado do caminho.. Você que ai ficou siga em frente. A vida continua linda e feia, como sempre foi" (A morte não é nada)
 
Será então que isso parece um jogo ? Se me comportar bem, eu ganho o doce? Jogo então a bola pro Igor..
Se nos preparamos para o fim, alimentar o lado bom de nós, é ganhar ?
 
O sentido da vida está em viver a vida. O destino dela, acho que pretendemos esperar para ver o que vai acontecer. Enquanto isso, vamos vivendo a vida, plantando coisas boas ! Posso até parecer boba demais, mas escutei essa semana que pensar assim é evoluir.! Enquanto tudo estava no oba oba, talvez não fosse tão verdadeiro.


Alimentar o lado bom que existe em nós..

Aguardo a resposta !!!