sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"... mas sempre encontro sorriso"

"Percebi que a cada minuto
Tem um olho chorando de alegria e outro chorando de luto
Tem louco pulando o muro, tem corpo pegando doença
Tem gente trepando no escuro, tem gente sentindo ausência "

(Teatro mágico)

Em todas as matérias desse semestre, o que mais se tem ouvido é a tal da EMPATIA.
A empatia significa a capacidade de se colocar no lugar do outro. De compreender aquilo que o outro sente, sem julgamentos, sem preconceito, acolhendo esse outro que precisa de ombro, de alguém que simplesmente o ouça e mais nada !!
Um passo para uma relação de confiança, é ter essa habilidade de se colocar no problema do outro, e compreender os sentimentos, partilhar do momento, ajudando a carregar aquilo que sozinho tá dificil !
Outro dia, uma pessoa do nada começou a contar de um problema que estava passando e eu não sabia o que dizer. Ela olhou pra mim, me abraçou e disse: ' só o fato de vc me ouvir com essa atenção e eu poder dividir o meu problema com vc, já me fez um bem enorme.'
É claro que nunca saberemos o tamanho da dor do outro, mas temos uma noção e essa sensibilidade de saber que existe alguém que estar disposto a dividir com vc a sua dor, já alivia tanto! Não passa! Mas alivia!

Assisti “Doutores da Alegria – o filme” (2005).e fiquei encantada.  O documentário é sobre uma organização que tem como objetivo, levar alegria a crianças hospitalizadas, seus familiares e profissionais da área da saúde. O palhaço, vestido de médico, especializado em “Besteirologia” visita crianças duas vezes por semana nos hospitais, não para disfarçar a doença, mas para possibilitar alegria, lembrar da essência, lembrar da brincadeira, do riso. Como uma das artistas fala no filme: " O trabalho não é para distrair, é pra dizer: estamos passando com vc esse momento." 

Que eu possa me colocar no lugar do outro e saber que aquele sofrimento é sofrimento e que está insuportável aceitar e lidar com ele... 
É isso que eu quero ! Que aquele que sofre saiba que não está sozinho!
Que tem alguém pra dividir com ele esse sentimento !
Isso é empatia !

É.. não tem como! Sou mais emoção mesmo !
Esse texto sim parece que foi escrito por mim ! hahha
 -
PS1: Tentei postar o video, mas nada feito! Se alguem quiser me ensinar.. :(
PS2: o video é lindoohttp://www.youtube.com/watch?v=iSbiKzU4-jI
dá uma olhadinha !!
PS3: bjomeliga ! haaha

Um comentário:

Glau Ribeiro disse...

Saritaaa,

Assisti esse documentário também! Chorei e ri um tanto e tudo misturado. Coisa mais linda esse trabalho. Num sei você, mas saí de lá querendo TANTO ser uma Doutora da Alegria. É um trabalho MARAVILHOSO.

E depois, fica fácil da gente perceber que pra ser Dr. da alegria não necessariamente a gente tem que se vestir de branco e ir em algum hospital com nariz vermelho de palhaço. A gente pode fazer nosso papel na rua, no ônibus, em qq lugar. É só olhar de verdade pro próximo e ajudar.

Teu texto me trouxe todas as lembranças do documentário. E agora eu não sei se dou risada ou começo a chorar. Ó céus! Rs. =)

Beeeeijo!