Hoje fiz um atendimento um tanto fora do comum...
O adolescente envolvido com roubo e lá lá ! Lá fui eu orienta-lo quanto a medida e leva-lo a reflexão do ato! (yees, this is my job). O menino era meio caladão, usuário de drogas, primeira passagem pela polícia, olhar desconfiado, porém concentrado. Eu tentei puxar muita coisa, mas ele era muito direto nas respostas.
Lá pelas tantas do atendimento, o pai começou a falar sobre o comportamento do filho, e me relatar como ele tinha sido rebelde na adolescencia.
'-ah doutora, eu já fiz tudo de errado nessa minha vida.. usei muita maconha, brigava demais. qualquer coisinha, era porrada na certa.. mas eu nunca roubei'.
Usuario de drogas também, relatou que nunca fez mal a ninguem para sustentar o vicio, e que agora dividia com o filho a droga. Se sentia orgulhoso de passar para o filho isso.
Sem nenhum grau de instrução, com o linguajar carregado de girias e palavrões.
Referencial de pai? Referencial de autoridade ? Cade? Será que esse menino tem alguma?
O pior de tudo é que sim. Pela conversa, pude perceber a relação amistosa e respeitosa entre eles. (sim, quando o pai e o filho sentam para o atendimento, já percebo qual a relação entre eles.)
O filho que entendia o pai, e o pai que apoiava e puxava orelha do filho. O pai que brigou com o filho quando ele cometeu o ato, o filho que entendeu o que o pai quis dizer. O filho que respeita e entende que o que ele fez é errado. Que o que ele continua fazendo ainda é errado, e os dois tem plena consciencia disso.
-' mas, num to fazendo nada de ruim com ninguém, né dôtora? To no meu cantinho, e não acho que isso seja tão errado assim.."
A estrutura familiar influencia muito nas decisoes que tomamos ao longo das nossas vidas.
O pai, como diz Lacan, é quem coloca as regras na vida da criança..
Esse pai tinha autoridade sobre o adolescente.
E ai voce deve tá se perguntando: o que eu fiz ?!
Orientei sobre a medida, fiz a escuta silenciosa e paciente, falei do uso excessivo de drogas, o que poderia causar, o que já estava causando, tentei puxar algumas reflexões, e eles sairam com algumas questões na cabeça.
O menino disse que se arrependia do que tinha feito.
A realidade é essa. Pais que orientam seus filhos, que usam drogas com eles, que incentivam no uso do alcool, que querem ser mais filhos do que pais...
Que estrutura de familia temos hoje em dia ?
Adorei atender esse caso hoje. Pela complexidade de coisas que ele me trouxe.
Nunca mais vou ve-los. Infelismente.. é o onus do meu trabalho. e só !
"Você culpa seus pais por tudo. Isso é um absurdo!!!
São crianças como você..."
Legião Urbana